quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Visita dos representantes de universidades norte-americanas ao CMRJ


            No  dia  12  de  setembro  de  2013,  os  representantes  de  três  universidades  norte-americanas, acompanhados de uma  representante do escritório, no RJ, da Education USA, estiveram no CMRJ, para falar aos alunos, em especial do  terceiro ano do Ensino Médio, sobre a  realidade e as peculiaridades de estudar nos Estados Unidos e os critérios  para participar do processo de seleção.




           Estiveram presentes Adam Sapp, Diretor Assistente do Departamento de Admissões de Graduação da Universidade de Princeton; Alec Milton, Diretor do Escritório  de  Admissões  de  Graduação  da Universidade  de  Columbia;  e  Daniel  Edeza,  Diretor Assistente do Escritório de Admissões de Graduação da Universidade de Yale.


Todos  os  três  falaram  um  pouco  do  "American  way  of  life",  associando-o  à  estrutura  de funcionamento da estrutura de ensino nos EUA e nas três universidades e ressaltaram:
 
A.  a característica da aplicação prática, em pesquisa e desenvolvimento de projetos, de todos os cursos e conhecimentos adquiridos; 

B.  a  organização  do  currículo  segundo  visão  da  diversidade  e  amplitude  dos  conhecimentos  e  não segundo  uma  visão  de  afunilamento  e  especialização  de  acordo  com  a  área  pretendida.  Para  eles,  os jovens  chegam  à  universidade  ainda muito  inexperientes  e  imaturos,  ansiosos  por  desafios, mas  sem  o embasamento necessário para  a escolha  certa de  sua profissão. Por  isso,  tanto  um aspirante à  área de Engenharia quanto um aspirante à Medicina incluem em seu programa de disciplinas um curso de História da Arte, por exemplo. Aqui no Brasil, um grande exemplo de que esta visão é muito significativa é o histórico de formação de um de nossos maiores cirurgiões plásticos, Dr. Ivo Pitanguy, um amante das Artes e da História da Arte, o qual utiliza a sensibilidade de seu olhar artístico para pensar e idealizar suas cirurgias;

 C.  a necessidade de que os alunos tragam consigo uma grande bagagem de leituras, inclusive de grandes clássicos da Literatura Universal (Homero, Mark Twain, Machado de Assis, Camões etc). Informaram que tal aspecto faz-se relevante no processo de seleção e na vida acadêmica de todos os alunos. 

      Os critérios mais especificamente relacionados ao histórico escolar dos candidatos ao  processo  de  seleção,  informaram  que  todos  devem  ter  as melhores  notas,  os melhores  graus,  que devem  ser  muito  bons  nas  disciplinas  escolares,  mas  que  devem  ser  autônomos  na  busca  de  mais informações e conhecimentos, atuando além da sala de aula, e que devem  ter uma perspectiva prática de tudo o que estudam, aplicando às necessidades de seu grupo escolar ou de sua comunidade.







 Vocês sabem o que está escrito no brasão de cada uma das Universidades? 
 Respondam usando o link "Postar um comentário"